Restaurante seguro

Seu restaurante está bem protegido?

Restaurante seguro

Seu restaurante está bem protegido?

Veja medidas importantes para deixar seu negócio mais seguro e prevenir roubos e furtos

Durante os primeiros seis meses de 2019, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apurou que os roubos em estabelecimentos comerciais somaram 5% do total de casos registrados em todo o estado.

As estatísticas incluem ocorrências em bares e restaurantes, espaços que chamam a atenção dos ladrões especialmente por conta do fácil acesso, fluxo de dinheiro no caixa, constante entrada e saída de clientes e alta rotatividade de funcionários.

Outra razão para os altos índices é uma abordagem bastante frequente nesse ramo, o roubo aos clientes: os bandidos procuram, em geral, bolsas e celulares deixados nas mesas sem supervisão.

Já os assaltos ocorrem, principalmente, durante os horários de menor movimento, após horários de pico. Os bandidos costumam agir de forma rápida. O foco é levar o máximo de itens que puderem no menor tempo possível. Já os furtos podem acontecer quando o ambiente está mais cheio e as pessoas mais distraídas.

Os negócios de pequeno e médio porte são os alvos mais procurados. Isso porque, na maior parte dos casos, os donos não investem em sistemas de segurança, deixando o local desprotegido.

Para evitar roubos e reduzir perdas é fundamental contar com a tecnologia de diferentes equipamentos, além de adotar algumas medidas práticas. Confira sugestões do que fazer para garantir a segurança de seu restaurante, equipe de funcionários e, claro, clientes.

Planeje o ambiente

A distribuição dos móveis em todo o restaurante deve respeitar a passagem de clientes e funcionários e também considerar questões importantes de segurança. Evite colocar o caixa muito próximo à porta e mantenha um espaço adequado entre as mesas. Isso deixa os clientes mais confortáveis e ajuda a evitar furtos.

Reforce a segurança em áreas externas

Mesas na calçada se tornam mais vulneráveis aos roubos e furtos. Além de ter sempre um funcionário atento à movimentação dessa área, instale luzes mais fortes, que permitem melhor visibilidade durante a noite.

Vale solicitar aos clientes que cuidem de seus pertences e orientar para que não deixem bolsas, carteiras ou sacolas em cima de mesas e cadeiras.

Treine seus funcionários

A participação dos funcionários é essencial para manter a segurança de seu restaurante. Toda a equipe deve estar atenta aos clientes e conseguir identificar qualquer atividade suspeita, como carros e motos parados perto do estabelecimento.

Tenha sempre um anfitrião na entrada

A presença de um funcionário na entrada do restaurante é importante não só para receber os clientes e gerenciar filas e reservas, mas também contribui para a prevenção de roubos. Além de evitar a famosa “saidinha sem pagar”, ele pode ficar de olho em quaisquer situações fora do habitual.

Use apenas um acesso de entrada e saída

Quando o restaurante oferece múltiplas portas de acesso, fica mais difícil controlar a movimentação dos clientes. Já com uma entrada única, é possível aumentar a vigilância e dificultar a ação de assaltantes.

Instale equipamentos de segurança

A tecnologia oferece inúmeras soluções de segurança que podem ajudar a proteger seu restaurante e garantir o bem-estar de sua equipe e clientes.

Invista em opções como sistema de alarme e botão de pânico. Pense também na contratação do monitoramento remoto 24 horas. Com esse serviço, profissionais especializados analisam todas as situações suspeitas e acionam policiais e bombeiros em casos de emergência.

Lembre-se apenas que essas ferramentas não podem ser instaladas em áreas privativas, como banheiros, vestiários e refeitórios. Além disso, é importante distribuir avisos para informar aos visitantes e funcionários que o ambiente está protegido.

Fique atento a furtos de funcionários

Além dos roubos externos, é comum que bares e restaurantes registrem prejuízos também com furtos feitos por funcionários.

Para evitar esse tipo de perda, é possível tomar algumas precauções. A principal é manter um inventário com todos os bens e mercadorias. O documento, que deve ser atualizado com frequência, colabora para inibir furtos e ainda reduz desperdícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

alarme verisure brasil

Sobre a Verisure

A Securitas Direct foi fundada em 1988. Em 2006, tornou-se independente com a nova marca Verisure. Atualmente a Hellman & Friedman é o acionista majoritário da empresa que está presente em 16 países: Espanha, França, Suécia, Noruega, Reino Unido, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Portugal, Itália, Peru, Chile, Brasil, Argentina e Alemanha e conta com mais de 16.000 colaboradores.

Facebook Pagelike Widget

® 2020 | Verisure Smart Alarms

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 – 1º Andar, Torre I – Itaim Bibi, São Paulo – SP 04543-900

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *