proteção

Seguro X alarme monitorado: o que vale mais a pena?

Confira características e vantagens de cada modelo e descubra qual é a melhor opção para proteger sua empresa contra roubos

Os dados sobre roubo em estabelecimentos comerciais são altos em todo o Brasil. No Distrito Federal, por exemplo, somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 658 ocorrências, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF). Em Curitiba (PR), os números são ainda mais altos: 1.264 casos no mesmo período, como afirma o relatório elaborado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná.

Para proteger seu negócio e fugir dessas estatísticas é importante adotar diferentes medidas de segurança. Entre as opções mais conhecidas e eficazes estão os sistemas de alarme monitorado e o seguro empresarial.

Conheça como funcionam os dois modelos, veja as vantagens que cada um apresenta e faça a melhor escolha para seu estabelecimento.

Sistema de alarme monitorado

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, feita pela SMG a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), os sistemas de alarme com e sem fio são um dos produtos mais procurados pelos clientes.

A solução funciona em qualquer tipo de estabelecimento comercial, como lojas, restaurantes e escritórios. A partir de um estudo do local são traçados os pontos mais vulneráveis, onde os alarmes são, então, instalados.

A principal vantagem do equipamento é o fato de ser monitorado 24 horas por dia, de forma remota, por uma equipe especializada. Sempre que o alarme é acionado, a central checa imediatamente as imagens e o áudio do ambiente. O procedimento é importante para avaliar a necessidade de chamar a polícia ou o corpo de bombeiros. Em caso de emergência, o tempo de resposta é de até 60 segundos.

Outro atributo importante do sistema são as sinalizações distribuídas pelo espaço, que alertam sobre o monitoramento da área, além da presença de sensores e do disparo sonoro. O combo ajuda a evitar assaltos ao intimidar potenciais criminosos.

Além disso, os alarmes sem fio podem ser instalados rapidamente e sem a necessidade de obras em estruturas de tubulação, o que torna a manutenção mais fácil. Os clientes conseguem ainda acessar e ativar diversas funções do equipamento virtualmente, através de aplicativos no celular.

Seguro empresarial

O seguro empresarial costuma ser bastante abrangente e possibilitar a cobertura contra diversas situações. Nos planos mais básicos constam sinistros como incêndio, explosões e queda de raios. Já os danos provocados por outros incidentes, geralmente, aparecem apenas como opções adicionais.

Como cada estabelecimento apresenta riscos diferentes, é necessário verificar que tipo de seguro é o mais indicado para o empreendimento. Outro ponto essencial a se discutir com a corretora é o valor do reembolso, que pode ser total ou parcial.

É possível investir em uma apólice que proteja o negócio contra roubos e furto qualificado, ou seja, em que ocorre um arrombamento. Nesse caso, a seguradora garante à empresa contratante tanto o retorno do montante para a compra ou reparo de equipamentos, quanto o reembolso de valores perdidos durante o crime. O seguro também pode cobrir eventuais danos causados à propriedade e aos bens do estabelecimento.

O cálculo do valor a ser pago pelo seguro é feito com base nos itens segurados e no valor máximo de reembolso. A seguradora ainda leva em conta a localização do imóvel (quanto mais perigosa a região, mais cara a apólice) e também os equipamentos de segurança presentes nas instalações: sistemas de alarmes e câmeras de monitoramento, além da presença de equipes de vigilância, ajudam a diminuir o valor total do seguro.

A melhor proteção para seu negócio

As apólices de seguro e os sistemas de alarme são opções de segurança complementares, mas funcionam de maneiras distintas.

Enquanto o alarme ajuda a inibir roubos e furtos, o seguro empresarial só pode ser acionado depois que a ação criminosa já ocorreu, ou seja, repara apenas uma parte ou o total dos danos causados durante o incidente.

Por isso, na hora de contratar o melhor serviço para proteger sua empresa, lembre-se de avaliar todas as necessidades do negócio e as características do imóvel. Assim, você pode fazer a melhor escolha e manter a segurança do seu patrimônio e de seus funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

alarme verisure brasil

Sobre a Verisure

A Securitas Direct foi fundada em 1988. Em 2006, tornou-se independente com a nova marca Verisure. Atualmente a Hellman & Friedman é o acionista majoritário da empresa que está presente em 16 países: Espanha, França, Suécia, Noruega, Reino Unido, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Portugal, Itália, Peru, Chile, Brasil, Argentina e Alemanha e conta com mais de 16.000 colaboradores.

Facebook Pagelike Widget

® 2020 | Verisure Smart Alarms

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 – 1º Andar, Torre I – Itaim Bibi, São Paulo – SP 04543-900