tecnologia

Como a era digital está mudando a segurança no mundo

Avanços em tecnologia melhoram o desempenho e garantem resultados cada vez melhores em sistemas de segurança. Conheça as principais tendências do setor

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o número de imóveis que utilizam sistemas eletrônicos de segurança no Brasil ultrapassa 815 mil. Em 2018, esse mercado movimentou mais de R$ 6 bilhões e a expectativa é que seu crescimento seja de 10% este ano.

Para atender a essa demanda, é preciso contar não apenas com a qualidade dos serviços, mas também com a eficiência e as vantagens oferecidas pelos recursos tecnológicos. Afinal, a revolução que o universo digital tem provocado nas últimas décadas influencia todos os setores da economia. Na área de segurança residencial e comercial, o cenário não é diferente.

O surgimento rápido de novas tecnologias impulsiona o avanço de sistemas de proteção em diversos aspectos. Além de oferecerem mais facilidade na instalação, os dispositivos se tornam mais inteligentes e automatizados.

Hoje, podemos contar, por exemplo, com produtos como câmeras de monitoramento – que já são capazes de fazer reconhecimento facial -, sensores de movimento e alarmes controlados remotamente, via centrais de atendimento e aplicativos no celular.

Além de aumentar as defesas das propriedades, esses equipamentos oferecem maior economia, uma vez que reduzem a necessidade de contratação de pessoal e também diminuem perdas financeiras causadas por roubos e furtos.

Conheça as principais tendências do mercado de segurança e veja como a tecnologia pode ser usada para trazer mais proteção e conforto para sua casa, condomínio ou empresa.

Portaria inteligente

Uma das peças mais importantes dos sistemas de segurança é o controle de acesso. Nesse sentido, ganham cada vez mais espaço as portarias virtuais. O atendimento, nesses casos, é feito por um funcionário remoto, que interage com visitantes através de imagens enviadas pela internet.

Existem ainda as entradas automatizadas, que podem ser operadas diretamente pelos usuários, como os moradores de um condomínio, por meio de senhas, chaves inteligentes e até mesmo apps de celular.

De acordo com uma pesquisa da Abese, essa solução é responsável por 20% das vendas da maior parte das empresas entrevistadas pela associação.

Fechadura digital

Talvez, no futuro, todas as chaves como conhecemos hoje sejam substituídas por versões eletrônicas. Hoje, essa é a realidade em muitas residências, prédios e empresas.

Os já famosos sensores biométricos liberam o acesso por meio de impressões digitais, um procedimento seguro e prático, que funciona especialmente bem em condomínios – tanto residenciais quanto comerciais.

Reconhecimento de placas

A tecnologia também vem sendo usada na hora de liberar a entrada de veículos em garagens. Trata-se do monitoramento inteligente de placas. O processo é feito por meio de câmeras capazes de reconhecer os números das placas dos carros e, assim, abrir os portões automaticamente para veículos previamente cadastrados.

Uso de inteligência artificial

Um dos recursos que os avanços tecnológicos proporcionam é a inteligência artificial. Por meio dela, é possível usar programas de computadores para avaliar padrões nas rotinas de casas e comércios. Assim, sempre que situações fora do comum acontecem, o dispositivo envia alertas para uma central de monitoramento, que pode, então, tomar medidas para solucionar cada caso.

Casa automatizada

Por meio do celular, já é possível controlar diferentes equipamentos em casa, não só o acesso de entrada e saída, mas também luzes, câmeras e sensores de presença.

O sistema é útil e eficaz principalmente quando os moradores estão viajando, já que permite acender lâmpadas nos horários apropriados, inibindo invasores, e checar imagens dos ambientes em tempo real.

Botão de emergência

Esse botão, que pode ser instalado em um local fixo ou funcionar através de um aparelho móvel, é bastante discreto. Ao ser acionado, o equipamento (geralmente associado ao sistema de alarmes) envia alertas silenciosos à equipe de monitoração, que pode então checar a situação e acionar serviços de emergência quando necessário.

Cerca virtual

A ideia desse dispositivo é funcionar como um localizador virtual que utiliza o sistema GPS. Acessível através de um aplicativo no celular, ele informa onde se encontram os usuários cadastrados. É possível ainda receber um alerta cada vez que o aparelho deixar a zona pré-estabelecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

alarme verisure brasil

Sobre a Verisure

A Securitas Direct foi fundada em 1988. Em 2006, tornou-se independente com a nova marca Verisure. Atualmente a Hellman & Friedman é o acionista majoritário da empresa que está presente em 16 países: Espanha, França, Suécia, Noruega, Reino Unido, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Portugal, Itália, Peru, Chile, Brasil, Argentina e Alemanha e conta com mais de 16.000 colaboradores.

Facebook Pagelike Widget

® 2020 | Verisure Smart Alarms

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 – 1º Andar, Torre I – Itaim Bibi, São Paulo – SP 04543-900